EVENTO

FAB participa da Semana de Ciência e Tecnologia em Brasília

Publicada em: 16/10/2012 11:11
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea/ MCTI

A Força Aérea Brasileira (FAB) participa com várias atrações da 9ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia. O evento, realizado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília), vai até o dia 21 de outubro. Neste ano o tema é “Economia Verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.

No stand de 240m2 da FAB, crianças e adolescentes poderão interagir com simulador de antigravidade (giroscópio), simulador de voo e máquina eletrostática (gerador Van Der Graaff). Também poderão acionar  uma roda de bicicleta e verificar, por meio de um totem com luzes, o quanto de energia é gerada. Além disso, terão a possibilidade de conhecer os foguetes desenvolvidos pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeorespacial (DCTA) e manusear publicações em tótens eletrônicos.

Arte eletrônica - Uma oficina de arte elaborada a partir de lixo eletrônico estará à disposição dos visitantes. O monitor da oficina também é o autor das obras feitas a partir de sucata tecnológica que estão expostas no stand.

Abertura - A abertura oficial do evento será feita pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, em Brasília, na tarde desta terça-feira (16), às 15h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília).
 
Temática - A 9ª SNCT terá atividades em todas as regiões do país, mobilizando diversos parceiros como universidades, instituições de pesquisa, escolas, empresas públicas e privadas, governo e entidades da sociedade civil. Todos os anos, as ações são promovidas em torno de uma temática de importância social. Para a edição de 2012, o tema escolhido - “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” - está em sintonia com as discussões da Conferência sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em junho deste ano, no Brasil. A Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.

Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o objetivo do evento é discutir em escolas, universidades, comunidades e locais públicos os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social.

“As pesquisas científicas e tecnológicas, os intercâmbios científicos e o uso generalizado e aberto dos dados e resultados científicos são fatores essenciais para enfrentar estes desafios, tendo em vista os limites naturais do planeta e a necessidade de estruturas socioeconômicas renovadas. Por outro lado, uma educação de qualidade é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável”, afirma Raupp.

 
Assunto(s): ,